O GDI, Instituto de Apoio a Governação e Desenvolvimento e a Fundação Konrad Adenauer, em coordenação com a Embaixada da Suécia, fazem o lançamento do livro “Evolução Constitucional da Pátria Amada” – Moçambique no próximo dia 28 de Abril 2009 à 16 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
A presente iniciativa do GDI de publicar em colectânea a Evolução do Direito Constitucional Moçambicano pretende ser uma contribuição para o estudo deste ramo do Direito nas perspectivas histórica e dogmática, referem os organizadores da inciativa.
A colectânea é enriquecida pela introdução e análise da autoria do Prof. Doutor Gilles Cistac, Director-Adjunto para Investigação e Extensão da Faculdade de Direito da UEM, que traça de forma sistemática o quadro evolutivo do constitucionalismo moçambicano.
O Prof. João André Guenha, Mestre em Ciências Jurídico-Politicas, no prefácio sobre a obra, acaba por reconhecer a relevância que a colectânea pode ter para estudantes, docentes e demais profissionais interessados em conhecer e aprofundar o constitucionalismo moçambicano.
No lançamento do livro, para além das personalidades directamente envolvidas no projecto, os organizadores esperam a presença da Dra. Maria Benvinda Leví, ministra da Justiça e do embaixador do Reino da Suécia.
O público em geral interessado na matéria é também convidado a participar no lançamento da obra.
Benjamim Pequenino foi o coordenador da colectânea na sua qualidade não só de presidente do GDI mas também de académico.
No livro, o Dr. Benjamim Pequenino refere a certa altura que “o GDI entende que a verdadeira cidadania só se pode afirmar com consciência, na base de um conhecimento objectivo do que fomos e o que somos, para que, dessa maneira, possamos perspectivar o que queremos ser”.
A obra foi financiada pela ASDI e pela Fundação Konrad Adenauer, agora representada em Moçambique por Mag. Annette Schwarzbauer.
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 22.04.2009