II Conferência do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE): “Dinâmicas da Pobreza e Padrões de Acumulação Económica em Moçambique” Como é que a Pobreza é Projectada e Percebida a Partir das Janelas Virtuais da Internet? Resultados de uma Pesquisa a 150 Websites António Alberto da Silva Francisco1 e Rosimina Ali2 Deste trabalho transcrevo:
Em resumo, a partir da descrição anterior, os cinco melhores sites (com classificação satisfatória), entre os 150 websites contemplados na pesquisa, são os seguintes:
. World Bank (http://web.worldbank.org)
. Center for Global Development (www.cgdev.org)
. Eldis Community (www.eldis.org)
. Taking it Global (http://issues.tigweb.org/poverty)
. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (www.ibge.gov.br)
Dos sites nacionais, é interessante constar dois aspectos dignos de destaque. Primeiro, o blog de oficinadesociologia.blogspot.com, de Carlos Serra surge classificado em 9º lugar, entre os 150 Websites relevantes para o debate sobre pobreza. Ou seja, de uma dúzia de 12 sites moçambicanos, o Blog de Carlos Serra aparece em primeiro lugar, seguido de dois outros blogs (Macua, em 10º lugar) e Ideias Crítica (de Elísio Macamo, em 25º lugar), todos individuais, apresentam-se com mais relevantes para o debate sobre pobreza que os sites de entidades colectivas. O Site do MPD (Ministério da Planificação e Desenvolvimento) obteve 8 valores, ficando à frente dos demais sites colectivos. Segue-se o site do IESE, com apenas um ano de existência, posiciona-se em 43º lugar, à frente do IMF (47º lugar), do Portal do Governo (51º lugar), do Cruzeiro do Sul (68º lugar), do site do PAP (Programme Aid Partnership, em 96º lugar) e do INE (Instituto Nacional de Estatística, em 136º lugar). Este último, o site do INE, apresenta-se com a pior classificação entre os sites nacionais incluídos nesta classificação; a posição do site do INE está abaixo dos sites da KULA, WLSA e do CIP."
Leia aqui o trabalho completo:Download Pesquisa_sites_Afrancisco_RAli
Site do IASE: http://www.iese.ac.mz/?__target__=home
Comentário que deixei no blog do Prf. Carlos Serra:
Caro Companheiro Prof. Carlos Serra
Os meus parabéns pelo lugar conquistado(embora não me sinta em qualquer competição). Eu, como o Senhor, não estamos dependentes de qualquer benefício partidário ou governamental, tendo pois a liberdade que a outros faltará. Liberdade, não por concessão, mas por aquisição pessoal. E só um beneficiário: MOÇAMBIQUE!
Um abraço e que assim possamos continuar.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE