O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), um partido formado em Fevereiro último por uma facção dissidente da Renamo, nomeou João Agostinho para o cargo de delegado desta formação politica no distrito de Marromeu. Agostinho é antigo edil do Município de Marromeu, província de Sofala, uma das cinco autarquias que estiveram sob gestão da Renamo, maior partido da oposição no país, durante o período 2003-2008.
Depois de dirigir o Município de Marromeu, por cinco anos, João Agostinho não renovou o seu mandato, ao perder as eleições de 19 de Novembro último a favor de Palmerim Rubim, do partido Frelimo.
Por outro lado, o MDM está, também, em vias de apostar em Manuel dos Santos para o cargo de delegado politico desta nova formação politica mas a nível da cidade portuária de Nacala, Norte de Moçambique. À semelhança de João Agostinho, dos Santos perdeu a liderança do município de Nacala
Porto, a favor de Chale Ossufo, da Frelimo. O MDM é liderado pelo edil da cidade da Beira, Daviz Simango, que foi expulso das fileiras da Renamo em Agosto do ano passado. Simango concorreu como independente, tendo revalidado a presidência do município da Beira mas desta feita sem a bandeira da Renamo.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 27.05.2009