No distrito de Monapo
O distrito de Monapo na província conta incrementar a produção agrícola referente à campanha 2008-2009, em consequência da introdução da tracção animal, que contribuiu significativamente
para o aumento de áreas de cultivo.
Dados estatísticos em poder do Wamphula Fax, dão conta que a referida campanha prevê a produção de 370.261 toneladas de culturas diversas, contra 152 128 hectares da safra anterior.
Alfredo Nampuio, director do serviço distrital de Actividades Económicas do distrito de Monapo, disse ao Wamphula Fax que as culturas de milho, mapira, feijões, são as que maiores áreas ocupam, devido às campanhas de sensibilização desenvolvidas no âmbito de produção de mais comida em face da crise mundial alimentar.
Para o efeito, foram distribuídas 1.842 cabeças de gado bovino com as respectivas charruas, que foram distribuídas a singulares através de créditos inseridas no projecto de diversificação de culturas agrícolas. E foram, igualmente, distribuídas 150 juntas e igual número de charruas a 25 associações de camponeses.
De acordo com o nosso interlocutor, os agricultores em causa são assistidos por duas linhas de extensionistas, nomeadamente do governo, através da direcção provincial de Agricultura, e das organizações não governamentais, nomeadamente CARE, CLUSA e KULIMA.
O nosso interlocutor referiu ainda que a assistência aos camponeses está circunscrita ao posto administrativo de Nétia, por ser o mais propenso a calamidades naturais, e onde presentemente estão a ser assistidas cerca de 1.400 famílias.
Revelou, ainda, que têm sido promovidas feiras agrícolas, onde os produtores têm acesso à aquisição de insumos agrícolas, nomeadamente catanas, enxadas, sementes.
Por outro lado, Nampuio garantiu estar assegurada a comercialização dos excedentes por intermédio das ONGs e dos comerciantes informais que operam no distrito, tendo estes beneficiado já de fundos para o efeito no âmbito dos sete bis.
WAMPHULA FAX – 0705.2009
NOTA:
Foto de 1963 enviada pelo Prof. Dr. Carlos Bento, referenciada no seu comentário mais abaixo. O obrigado do MOÇAMBIQUE PARA TODOS.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE