Pretória (Canal de Moçambique) - A actividade empresarial na China, no Brasil e em Angola vai sair reforçada da actual crise económica global, enquanto que países ocidentais como Portugal ver-se-ão enfraquecidos entre 2009 e 2013, afirma a Economist Intelligence Unit (EIU).
No relatório “O Impasse da Globalização: Como a Reviravolta Económica Global Vai Afectar o Ambiente de Negócios”, divulgado em Maio, Portugal surge na 36ª posição (entre 82 países), ainda à frente do Brasil, mas perdendo duas posições em relação à média de pontuações do ambiente de negócios entre 2004 e 2008.
“Os países que sofreram maiores quebras de pontuação são aqueles que registaram bolhas de activos, cujos governos estão dependentes de financiamento estrangeiro e os que têm grandes indústrias de serviços financeiros”, caso do Reino Unido, que perde 12 posições na previsão para o período 2009-2013, ou da Irlanda.
Dos países integrados no grupo da Europa Ocidental pela EIU, a Turquia é o único a ter uma previsão favorável para a sua pontuação nos próximos anos.
Leiaem: http://www.canalmoz.com/default.jspfile=ver_artigo&nivel=1&id=13&idRec=5817