Os três acordos irão permitir o financiamento de projectos de infraestruturas habitacionais e portuárias, bem como de energias renováveis no arquipélago.
Os governos de Portugal e de Cabo Verde assinaram, segunda-feira, em Lisboa, os acordos que formalizam a criação de três linhas de crédito para o arquipélago num valor global de 500 milhões de euros.
Os três acordos, assinados pelos ministros das Finanças de Portugal, Teixeira dos Santos, e de Cabo Verde, Cristina Duarte, irão permitir o financiamento de projectos de infraestruturas habitacionais e portuárias, bem como de energias renováveis no arquipélago.
Um segundo acordo assinado pelos dois governos aumenta de 100 para 200 milhões de euros uma linha de crédito concessional anteriormente aberta pela Caixa Geral de Depósitos, banco estatal português que já tem uma presença forte em Cabo Verde, para o financiamento de infraestruturas portuárias.
O terceiro acordo visa a criação de uma linha de crédito concessional pelo Banco Português de Investimento (BPI) num montante de 100 milhões de euros destinado ao financiamento de projectos de energia renovável, conservação do ambiente e mobilização de água em diversas ilhas do arquipélago.
A concessão destas três linhas de crédito por Portugal a Cabo Verde coincide com a reunião, em Lisboa, dos ministros das Finanças dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Integram a CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
AFRICA21 - 30.06.2009