VOLVIDOS vinte e sete dias após o início das inscrições de partidos políticos, coligação de partidos e grupos de cidadãos que desejem participar nas eleições gerais e provinciais de 28 de Outubro próximo, apenas o Partido Ecologista – Os Verdes (PECV) oficializou a sua intenção de disputar aqueles pleitos, segundo revelou fonte do STAE.
Maputo, Segunda-Feira, 29 de Junho de 2009Notícias
Esta apresentação é feita junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) mediante a apresentação de uma série de documentos de cada um dos concorrentes, quer para a Assembleia da República, quer para as assembleias provinciais. De entre os documentos destaque vai para a apresentação do registo criminal, certidão de narrativa completa, comprovativo do registo eleitoral, entre outros, para além 20 mil assinaturas que suportam a candidatura.
Para além de “Os Verdes”, vários outros partidos e coligações de partidos manifestaram publicamente o desejo de participar nas eleições de 28 de Outubro. De entre eles conta-se a Frelimo, Renamo, Partido Trabalhista (PT), PDD, PARENA, ALIMO, Movimento Democrático de Moçambique (MDM), PIMO, PACODE, UNAMO, UDF, PRD, para além das coligações Aliança Nacional Democrática, entre várias outras organizações políticas.
Dados em nosso poder indicam, por outro lado, que para a corrida às presidenciais apenas os candidatos da Frelimo, Armando Guebuza, e do PECV, João Massango, formalizaram já a sua intenção junto do Conselho Constitucional.
Os outros pretendentes, nomeadamente Afonso Dhlakama, da Renamo; Raul Domingos, do PDD; Deviz Simango, do MDM; Ya-Qub Sibindy, do PIMO; e José Ricardo Viana, da União dos Democratas Unidos – Partido Popular (UDM-PP), ainda não formalizaram.
Enquanto isso, arranca na quarta-feira a formação dos brigadistas que a partir do dia 11 de Julho vão trabalhar no recenseamento de raiz que vai ter lugar no estrangeiro.
A capacitação destes brigadistas será feita por cerca de 50 formadores nacionais que recentemente terminaram a sua formação na cidade de Maputo.
Nesse curso os formandos irão se familiarizar com matérias relacionadas com as operações do censo, nomeadamente noção de brigada, posto de recenseamento, processo de inscrição e boletim de inscrição.
Vão igualmente se familiarizar com o caderno de recenseamento e com o manuseamento do computador para o registo do eleitor, vulgo “Mobil Id”.
O Conselho de Ministros fixou o período de 11 a