A Austria é um dos 19 doadores do orçamento do Estado moçambicano, tendo neste ano comparticipado com 4.543.858 dólares americanos (o equivalente a 122.142.080 meticais). Outros doadores são: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Comissão Europeia, Finnlándia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suiça, Suécia, Inglaterra, Banco Mundial e Unicef. Todos juntos comparticipam no orçamento do Estado no valor global 334.877.306 dólares americanos.
A seguir à abertura, Marina Ponti vai falar sobre a nova estrutura da cooperação internacional, colocando a seguinte questão: “será que a nova estrutura é boa para a redução da pobreza?”
Depois Brendan Howlin, vice-presidente do parlamento da Irlanda e da Associação dos Parlamentares Europeus (AWEPA), irá debruçar-se sobre o papel dos parlamentares no processo da cooperação internacional. Por seu turno, Virgínia Videira vai falar do ponto de vista parlamentar sobre “A eficácia da cooperação internacional em Moçambique”. A fechar esta sessão seguir-se-ão discussões.
A segunda sessão incidirá sobre o suporte orçamental directo, prestação de contas e eficácia da cooperação internacional para o desenvolvimento. Assim, Laura Leyser, da Agência Austríaca para o Desenvolvimento (ADA), apresentará uma comunicação sobre o papel da Austria na ajuda orçamental e a possibilidade de participação dos parlamentares neste mecanismo. Enquanto isto, Karin Kublbock, apresentará o seu ponto de vista sobre o papel dos parlamentares e sociedade civil no aumento da eficácia da cooperação internacional nos países do Norte, ou seja, desenvolvidos. Posto isto, Ulrich Golaszinski, da Fundação Friedrich Ebert, debruçará sobre “o mecanismo de aumento da eficácia da cooperação internacional através da ajuda orçamental – o caso moçambicano”. Por seu turno, Jeff Balch, da AWEPA, irá pronunciar-se sobre o programa da AWEPA no fortalecimento das capacidades dos parlamentos no controlo dos orçamentos.
A terceira sessão incidirá sobre a eficácia da cooperação internacional e o papel do parlamento austríaco. Haverá discussões envolvendo membros do Comité do Orçamento do Parlamento Austríaco, composto por vários partidos tais como o Partido Social-Democrata, o Partido Popular, o Partido Verde, o Partido Liberal entre outros. A quarta sessão será a discussão sobre os desafios e obstáculos da eficácia da cooperação internacional.
(Adelino Timóteo, Viena) - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 15.06.2009