O DESEJO DO CONSELHO EMPRESARIAL DA ORGANIZAÇÃO
O Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai propor a criação de uma Confederação, uma estrutura mais profissional e que permitirá à CPLP aparecer a nível internacional como “um bloco económico”.
O desejo foi esta segunda-feira em Lisboa expresso pelo empresário Murteira Nabo, revelando que a direcção do Conselho Empresarial decidiu propor ao conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, que se irá reunir na Cidade da Praia, em Cabo Verde, a 19 e 20 de Julho, a criação de uma confederação empresarial da CPLP.
Esta confederação, adiantou, será “uma organização muito mais profissional e muito mais ambiciosa”, e, caso seja aprovada, deverá ser constituída até meados do próximo ano, altura em que termina a presidência portuguesa da CPLP e tem início a presidência angolana.
“Isto dá a possibilidade de a CPLP aparecer a nível internacional como um bloco económico, que se posiciona e tem até funções de representação até ao nível dos vários organismos internacionais”, sublinhou Murteira Nabo, presidente da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento e Cooperação e membro da direcção do Conselho Empresarial da CPLP.
CORREIO DA MANHÃ – 30.06.2009