PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIRIGIRÁ A CERIMÓNIA
A ponte que liga os distritos de Caia, em Sofala, a Chimuara (Zambézia, sobre o rio Zambeze) deverá
ser inaugurada no próximo dia 10 de Julho pelo Presidente da República, Armando Guebuza, conforme afiançou ao Correio da manhã fonte geralmente bem informada.
Trata-se de um dos maiores empreendimentos executados em 34 anos da independência de Moçambique, uma obra de excelente arquitectura, construída em forma de arco, para manter a navegabilidade do Zambeze.
A ponte contempla vãos bastante amplos, com 137,5 metros e está dividida em duas partes: a primeira, de aproximação, está implantada na planície de inundação, com cerca de 1666 metros e a ponte principal (segunda) que atravessa o canal do Zambeze, com cerca de 610 metros, em betão armado e uma terceira secção, que compreende a estrada de acesso, totalizando 4,9 quilómetros de extensão, dos quais 2,3 km da ponte propriamente dita, com 16 metros de altura, dois passeios de 1,90 metro cada, duas bermas de estacionamento para veículos que eventualmente sofram uma avaria e outra para ciclistas e duas faixas de rodagem, com iluminação pública.
A execução da empreitada absorveu uma mão-de-obra estimada em 500 pessoas, das quais 10% estrangeiras.
Durante a construção morreram dois operários e um ficou ferido, num acidente de trabalho ocorrido na central de betão, depois do desabamento de um silo.
O empreendimento foi edificado de modo a resistir a quaisquer turbulências de natureza geofísica, incluindo sismos.
Com a conclusão da obra acabam os enormes constrangimentos, poupando-se tempo em viagem e com uma redução significativa nos custos de transporte rodoviário do Sul/Centro para o Norte e Norte-Centro para o Sul.
CORREIO DA MANHÃ – 19.06.2009