O Ministério das Finanças de Portugal anunciou hoje, terça-feira, que assinou com Moçambique um memorando de entendimento com vista à criação de uma linha de crédito de 300 milhões de euros, para apoiar investimentos no nosso país, noticiou no inicio desta tarde o "Jornal de Negócios" no seu website.
“A linha de crédito a implementar destina-se ao financiamento de projectos de investimento em infra-estruturas em Moçambique, com participação de empresas portuguesas, nas áreas da energia transportes e comunicações, bem como nos sectores da saúde, educação, e formação de capital humano”, refere o comunicado.
A mesma fonte, segundo o "Jornal de Negócios", adianta que “este memorando de entendimento, bem como o futuro acordo de implementação da linha de crédito, são mais um passo no reforço do excelente relacionamento e cooperação entre Portugal e Moçambique e traduzem o empenho do Governo português no apoio ao desenvolvimento sustentável dos países com quem mantém relações privilegiadas em matéria de cooperação”.
Portugal assinou já linhas de crédito semelhantes com Angola, Cabo-Verde, China, Marrocos e Tunísia, num total que se eleva a cerca de 2.500 milhões de euros.
O memorando quadripartido foi subscrito pelo Ministro de Estado e das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, pelo Ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, pela Caixa Geral de Depósitos, representada pelo seu Presidente, Fernando Faria de Oliveira e pelo BCI - Banco Comercial de Investimentos, representado pelo Presidente da Comissão Executiva, Ibraimo Ibraimo.
MOÇAMBIQUE HOJE - 09.06.2009