AS esperanças da Selecção Nacional de Futebol se qualificar para o CAN e Mundial de 2010 ficaram ainda mais reduzidas, depois da derrota, sábado, em Nairobi, por 2-1, frente ao Quénia, por sinal o adversário com quem os “Mambas” têm que lutar até às últimas consequências.
É que neste momento Moçambique, com este deslize, passou para a última posição do grupo, com apenas um ponto, conseguido na abertura desta terceira e última fase de apuramento diante da Nigéria, no Estádio da Machava. No outro encontro deste grupo “B”, Tunísia empatou em casa com Nigéria sem abertura de contagem.
Um erro fatal e infantil de Marcelino, o guarda-redes chamado para o lugar do castigado Kampango, poderá ter deitado tudo abaixo, neste momento em que os “Mambas” procuram recuperar o seu prestígio no continente depois de resultados pouco abonatórios nos últimos embates desta fase.
Feitas as contas, Tunísia continua a comandar com sete pontos e nenhuma derrota, enquanto Nigéria vai em segundo com cinco. Quénia está em terceiro com três pontos, por sinal, os únicos conseguidos sábado, enquanto Moçambique está na cauda com apenas um.
A etapa que se segue será de grande sacrifício para todos nós. Os “Mambas” são, comparativamente ao Quénia, os que têm melhores condições de se qualificar para o CAN, uma vez que recebem quenianos e tunisinos na Machava, deslocando-se apenas à Nigéria, na penúltima jornada. O Quénia, por sua vez, vai ter que vir a Maputo e ir a Tunis, recebendo apenas a Nigéria.
Pelas contas feitas, tudo indica que Moçambique poderá qualificar-se como a terceira equipa do Grupo “B” para o CAN. O Mundial, sem pretendermos tirar mérito a todo um trabalho que está a ser desenvolvido a todos os níveis, não passou de um sonho!
- Gil Carvalho, em Nairobi