INTERNAS DA FRELIMO PARA DEPUTADOS DA AR PROVOCAM ALGUMAS SURPRESAS, EM TETE
...Já na Cidade de Maputo, também, acontecem algumas novidades entre elas, a caminhada vitoriosa da antiga vice-Ministra da Agricultura do Governo de Chissano, Isidora Faztudo que conseguiu entre 40 votantes 31 votos a seu favor, no Distrito Urbano Número dois.
O processo de eleições internas para candidatos a candidatos à Assembleia da República que decorrem em todo o Pais ao nível do Partido Frelimo está a suscitar algumas surpresas em algumas províncias do País.
Informações apuradas pelo Diário de Notícias dão conta que, o veterano fundador da Frelimo e que já ocupou pasta ministerial de Segurança até a morte violenta do Primeiro Presidente da República
Popular de Moçambique, Samora Machel e tendo ainda exercido o cargo de Governador do Banco de Moçambique e bem, recentemente, foi deputado da Assembleia da República, e actualmente, gestor principal do Gabinete do Desenvolvimento do Vale de Zambeze (GPZ) entre outras funções partidárias, Sérgio Vieira, bem como o actual Governador de Tete, Ildefonso Muananthata, foram chumbados.
No entanto, o Governador Ildefonso Muananthata poderá estar a pagar a sua ousadia em ter proferido palavras graves e ameaçadoras contra o jornalista correspondente do Matutino Notícias, Bernardo Carlos, em Março último, ameaças que iam contra a sua integridade física.
Muananthata, segundo informações está pagar caro, aliás, diz a nossa fonte tetense que “aqui se faz, aqui se paga”.
Ficou famosa a expressão por ele proferido de que “você está a me cotovelar. Sabes o que aconteceu com o jornalista Carlos Cardoso? Não te admires se um dia acordares sem braço que estás a usar para me acotovelar”.
Ao que parece, os membros do Partido Frelimo ao nível de Tete não ficaram alheios a este comportamento maldizente do actual Governador de Tete, e acharam que a única forma era puni-lo ao nível partidário. Aliás, algumas das condições estatutárias para ser eleito anunciadas pelo Secretário da Frelimo para a Mobilização e Propaganda tinham a ver com o comportamento, disciplina e respeito pelos interesses do povo. Respeitar a diversidade, assumir a crítica e autocrítica entre outras.
O Governador de Tete quando ameaçou o jornalista demonstrou não assumir a crítica a si dirigida em artigo no qual, o escriba denunciava problemas na gestão da coisa pública e do desempenho do Governo Provincial, bem como sobre a má qualidade das obras de electrificação das sedes distritais, a permanência ao relento das vítimas das cheias de 2006 entre outras coisas.
Isidora Faztudo na rampa de lançamento
A internas frelimistas da Cidade Capital do País ainda na fase distrital começam a apresentar algumas novidades de candidatos a candidatos. Aliás, Maputo sempre nos brindou com surpresas, como foi a não eleição de Eneas Comiche aquando das interna para o Munícipio.
Merece menção, o ressurgimento da antiga vice-Ministra da Agricultura do regime de Joaquim Chissano, Isidora Faztudo que, ao que parece, está na aceitação e simpatia das “bases” frelimistas.
Faztudo, no último fim de semana, no Distrito Urbano Numero Dois num conjunto de 40 votantes conseguiu amealhar 31 votos. O antigo Combatente Dimande ainda no mesmo leito obteve 30 de quarenta participantes, os jovens até tiveram que ir ao desempate, enquanto, nos homens Jasse, conseguiu 23 votos dos 40 votantes.
No distrito quatro, Mandava nos jovens, Isabel nas mulheres e Dinis Nhamposse nos homens foram os eleitos.
Na tarde de ontem, decorreu no Bairro de Mavalane A, o processo eleitoral do distrito Urbano 4 a
(Paulo Machava) – DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 24.06.2009