Canal de Opinião
por Noé Nhantumbo
Extorsão reina impune...
Extorsão, pagamento de taxas de parqueamento que cheiram a ilícito acontecem todos os dias que alguém vá ao Aeroporto Internacional da Beira. Se está tudo bem e compreende-se que quem parqueia nos espaços concebidos para isso pague as taxas previstas e em uso, já não se pode aceitar que alguém que não tenha feito uso de tais espaços tenha que pagar alguma coisa só porque foi até ao aeroporto utilizando o que julgo ser via pública. Ou será que aquela estrada que passa em frente da aerogare não é via pública?
É uma roubalheira ou será alguma lei especial estabelecida para o Aeroporto Internacional da Beira? Já estivemos em outros aeroportos nacionais e tais taxas não se pagam. O que se verifica actualmente no Aeroporto Internacional da Beira é uma autêntica roubalheira a menos que alguém nos consiga explicar qual é a razão de tais pagamentos ao que tudo indica fora das leis e de qualquer explicação razoável que o cidadão não há meio de obter explicitamente de quem continua a obstuir a passagem a quem apenas está a dar uma volta por ali ou apenas foi ao aeroporto deixar passageiros.
Com que base a empresa que faz a gestão do parque cobra mesmo a quem não utilizou o parque? Será alguma regra estabelecida com o conhecimento da empresa Aeroportos de Moçambique? Ou é a própria empresa de Aeroportos de Moçambique que descobriu uma maneira de fomentar o cabritismo apropriando-se da via pública e construindo ali um obstáculo à livre circulação de pessoas e bens?
Algo como isto não pode acontecer nas barbas da entidade proprietária sem que esta tenha conhecimento pleno das operações? Ou não é assim que qualquer pessoa pensa e entende?
Quando é que a empresa de Aeroportos de Moçambique acaba com aquela pouco vergonha é a pergunta que aqui deixo.
E já que estou com a mão na massa, só mais uma questão: PORQUE SERÁ QUE O AEROPORTO INTERNACIONAL DA BEIRA NÃO TEM NENHUMA SINALÉTICA QUE O IDENTIFIQUE COMO TAL? Quem mandou tirar o reclame luminoso que para quem chega assinalava em que aeroporto acabava de aterrar? A raiva à Beira é assim tão grande?
Julgo que sem muitas palavras ou tentativas de justificar algo que não está bem se deve repor imediatamente a legalidade e acabar-se com cobranças ilícitas a quem apenas passa pelo aeroporto sem usar o estacionamento. E também sem mais delongas se reponha urgentemente o reclame luminoso a dizer que este é o Aeroporto Internacional da Beira.
Ficava-lhe Bem senhor PCA Manuel Veterano.Os cidadãos não devem ser lesados por desígnios obscuros de gestores mal-intencionados ou por acordos, à margem das leis estabelecidas, entre quem é “dono” e quem gere sob pena de se começar a pensar mal de quem tem poder e não o exerce para repor a legalidade. (Noé Nhantumbo)
CANALMOZ – 28.07.2009