A PONTE sobre o rio Zambeze, que estabelece ligação entre as margens de Caia, em Sofala e Chimuara, na Zambézia, vai ser designada por ponte Armando Emílio Guebuza e será inaugurada a 1 de Agosto próximo, segundo confirmou ontem na Beira, o ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias.
Falando aos jornalistas na Beira, o Ministro das Obras Públicas e Habitação fundamentou a decisão da atribuição do nome do Chefe do Estado à ponte, com o seu desempenho na governação em prol do desenvolvimento do país, e de forma particular, pela atenção que dedicou às infra-estruturas, nomeadamente as estradas e pontes no decurso do mandato.
Para a cerimónia, o Governo pretende envolver um grande número de cidadãos nacionais e várias personalidades estrangeiras. Felício Zacarias disse que foi na perspectiva de fazer uma cerimónia à dimensão daquele mega-projecto que o executivo alterou a data inicialmente prevista, de 10 de Julho para 1 de Agosto. Espera-se que além de governadores provinciais, deputados da Assembleia da República e outras entidades, participem no evento personalidades de vários cantos do mundo.
“Como já disse em ocasiões anteriores, Moçambique estava “quebrado” ao meio e, como agora está unido será necessário que a festa seja mais abrangente. Isso implica, naturalmente, a preparação de condições logísticas, o que nos forçou à alteração das datas”— explicou.
A ponte sobre Zambeze custou 78 milhões de euros e possui duas faixas de rodagem, 36 pilares dos quais 29 no viaduto e seis na ponte principal e 2376 metros de comprimento, sendo 1666 no viaduto e 710 na ponte principal.
- António Janeiro
NOTA:
Em ano de eleições era de esperar que fosse este o nome dado à nova ponte sobre o Zambeze. Apenas relembro um episódio relativo à 1ª ponte sobre o Rio Tejo em Lisboa. Quando foram ter com Salazar comunicando-lhe que seria o seu nome atribuido àquela ponte, apenas respondeu que era melhor não o atribuir, pois que mais tarde seria retirado. O que efectivamente aconteceu.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE