PARA ACABAR COM A POBREZA
O presidente da FRELIMO e da República de Moçambique, Camarada Armando Guebuza, pediu à população dos distritos que visitou recentemente na província de Gaza, para que tenham muita paciência nesta batalha de luta contra pobreza, pois “mellhores dias virão e a palavra pobre ficará apenas na história do passado”.
Falando num comício popular, no distrito de Chibuto, o PR recuou no tempo para recordar os 500 anos da dominação colonial portuguesa, que hoje é definitivamente uma história e que os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, gozam da liberdade conquistada por eles próprios.
“A luta contra o colonialismo português, que com muito orgulho coseguimos vencer, deve servir de inspiração para a luta que neste momento travamos contra o inimigo comum, a pobreza absoluta. Por isso há que ter muita paciência e determinação para que um dia possamos dizer, era uma vez a pobreza”, disse Guebuza encorajando a população a ter orgulho de ser moçambicano e que o progesso do país depende de cada cidadão.
Por seu turno a população deste distrito não escondeu a sua satisfação pelo facto de o Governo ter introduzido rececentemente, o ensino superior
Os residentes de Chibuto não pouparam elogios ao Governo da FRELIMO pelo trabalho que tem vindo a prestar ao cidaão, no quadro do seu programa centrado na luta contra pobreza. “Os nossos filhos já não precisam de se deslocar para Xai-Xai ou Cidade de Maputo, para ingressarem no ensino superior, pois tudo podem encontrar aqui em Chibuto, disse Manuel Manjate.
Entretanto, alguns jovens estudantes ouvidos pela nossa reportagem, pedem ao Governo a introdução neste distrito, do ensino técnico para os níveis médio e superior, por forma a facilitar o seu enquadramento no mercado de emprego.
O distrito de Chibuto faz parte dos outros tantos da província de Gaza que se deparam com a falta de água potável.
Diário da Frelimo - Edição Nº 810 de 22 de Junho de 2009 * Ano 4 *