Patrão agride e quebra clavícula do trabalhador
Um empregador de nacionalidade chinesa, cuja identidade não conseguimos apurar, afecto no departamento de produção da empresa CHICO - uma construtora chinesa que está a implementar o projecto de alargamento da rede de abastecimento de água nos municípios de Manica, Chimoio e Gondola, agrediu no passado sábado um trabalhador moçambicano, quebrando-lhe a clavícula. A vítima foi assistida no hospital provincial de Chimoio.
Dados em nosso poder indicam que a vítima responde pelo nome de Ricardo Juma e que se encontra a trabalhar há 3 meses na referida empresa.
Palavras do agredido
Em contacto com Ricardo Juma, trabalhador agredido, este afirma não saber as causas que terão suscitado a agressão. Segundo ele o seu caso não é o primeiro naquela empresa.
Entretanto o «Canal de Moçambique» apurou que a direcção provincial de Trabalho de Manica, departamento de Inspecção, já teve conhecimento da ocorrência. De acordo com a fonte com que falámos naquela instituição, “este é o sexto caso a se registar na mesma empresa”. Todavia, ainda conforme apurou o Canal de Moçambique, apesar desses incidentes, tudo o que se tem feito é a chamada de atenção aos patrões. Não tem havido outros procedimentos.
“A direcção de Trabalho de Manica já tem dados sobre o mau funcionamento da empresa CHICO, mas nada faz” disse o trabalhador, Ricardo Juma, agastado com atitude da Inspecção de Trabalho de Manica.
No entanto, em relação a este último caso, dados em nosso poder indicam que o cidadão chinês tido como agressor do seu empregado, está suspenso das suas funções.
O Canal de Moçambique apurou no local que o mau relacionamento entre os dirigentes e os trabalhadores pode contribuir negativamente, inviabilizando o trabalho em curso.
A empresa CHICO emprega no total trezentos trabalhadores, dos quais 26 são chineses cuja maior parte deles está ligada à direcção da empresa. Os restantes são moçambicanos.
(José Jeco) – CANAL DE MOÇAMBIQUE – 03.07.2009