GERALMENTE UTILIZADOS NO FABRICO DE AERONAVES E DE MEDICAMENTOS
Uma nova mina de concentrados de minerais pesados com capacidade de produzir cerca de 140 milhões de toneladas de vários minérios acaba de ser descoberta pelo projecto das areias pesadas de Moma, localizado na província nortenha de Nampula.
O depósito está localizado a cerca de 10 quilómetros do actual em exploração por aquele projecto desde 2007 e com cerca de 21 milhões de toneladas de concentrados de minerais pesados, ou seja, ilmenite, zircão e rutilo, segundo Gareth Clifton, da companhia irlandesa de Kenmare, concessionária do projecto das areias pesadas de Moma.
A firma investiu naquele empreendimento cerca de 400 milhões de dólares norte-americanos e ao longo do primeiro trimestre de 2009 exportou o correspondente a cerca de 4,5 milhões de dólares norte-americanos, aproximadamente, 8,9% de incremento de receitas relativamente a igual período de 2008.
Peças inadequadas
Entretanto, Clifton indicou que a produção conseguida está aquém da planificada, cenário que ficou a dever-se ao “facto de se ter instalado na fábrica um equipamento da mina inadequado, bem como aos efeitos do ciclone Jókwe que passou pela zona mineira, em Março de 2008, causando atrasos significativos na produção”, justificou o informante.
A fonte alimenta, entretanto, esperanças do cumprimento dos índices de produção estabelecidos ao longo do segundo semestre de 2009 que indicam a exportação de 800 mil toneladas de ilmenite, 56 mil de zircão e 21 mil toneladas de rutilo.
Refira-se que o mercado externo para onde é colocada a produção do projecto de Moma ainda não está afectado pela crise financeira internacional, segundo assegurou igualmente Gareth Clieifton.
(F. Saveca) – CORREIO DA MANHÃ – 07.07.2009