DEPUTADOS notáveis da bancada da Renamo pelo círculo de Nampula chumbaram nas eleições internas ocorridas recentemente a nível dos distritos, segundo revelou ao “Notícias” o porta-voz provincial, Arnaldo Chalaua.
Porém, a fonte escusou-se a revelar os nomes, dizendo apenas que eles não conseguiram granjear a confiança dos membros e simpatizantes da Renamo a nível das bases e não reuniram o número de votos para suplantar os seus mais directos concorrentes.
“Os deputados da Assembleia da República foram submetidos à eleição nos círculos eleitorais de nível distrital e posso assegurar que alguns em número significativo não conseguiram passar e, por consequência, estão excluídos da fase provincial que deverá realizar-se este fim-de-semana na cidade de Nampula” – afirmou.
O círculo eleitoral de Nampula dispõe na legislatura actual de 50 mandatos , dos quais 27 são ocupados pela Frelimo e os restantes pela Renamo-União Eleitoral.
Entretanto, segundo a nossa fonte, a Renamo vai eleger na sua conferência provincial um total de 46 candidatos efectivos e 24 suplentes a deputados da AR, num processo que decorrerá em simultâneo com a escolha dos 90 concorrentes a membros da Assembleia Provincial.
Outro partido que concluiu o seu processo de eleições internas a nível da província de Nampula, visando a escolha dos seus candidatos ao Parlamento, é o PDD.
Na lista figura na posição cimeira de Isidro Ali Assane, presidente da comissão provincial do PDD naquela região nortenha.