Eleições gerais e provinciais
O Secretário para a Mobilização e Propaganda do Comité Central da Frelimo, Edson Macuácua, recusou que o seu partido, no poder há 34 anos, esteja interessado em conquistar a totalidade dos assentos no Parlamento e nas Assembleias Provinciais, nas próximas eleições agendadas para o próximo dia 28 de Outubro.
Macuácua reagia aos constantes ditos protagonizados por camaradas seus do partido que várias vezes, publicamente, defendem que a Frelimo tem como objectivo ganhar a 100%, ou seja, as presidenciais, todos os assentos na AR e todos os assentos nas assembleias provinciais.
Edson Macuácua disse que o partido Frelimo “não alinha” com os discursos dos seus membros, deputados na Assembleia a República e simpatizantes, segundo os quais “na próxima legislatura os deputados da Frelimo querem ocupar todos os 250 assentos parlamentares”.
O porta-voz da Frelimo fez estes pronunciamentos quando confrontado pelo «Canal de Moçambique» para explicar as verdadeiras metas estabelecidas pelo partido dos camaradas para as próximas eleições.
“Estes discursos, (de que a Frelimo quer ganhar tudo) ignoro-os por completo. O discurso que conheço é de que todos os deputados, aliás, todos os membros da Frelimo estão a trabalhar afincadamente para obter uma vitória retumbante. A meta é uma vitória retumbante. É uma vitória expressiva. É conquistar a maioria e não a totalidade”, disse Edson Macuácua distanciando-se dos discursos que têm sido repetidos por membros do seu partido e até por ele próprio – no meio de euforia – de que nas próximas eleições a Frelimo quer ganhar tudo e eliminar a oposição.
Não queremos reimplantar o monopartidarismo
Edson Macuácua negou ainda que os discursos proferidos por membros do partido Frelimo, segundo os quais “a Frelimo é o único partido legítimo representante dos moçambicanos”, sejam manifestações de desejo de retorno ao monopartidarismo que este mesmo partido implantou no país após a Independência em 1975, e que só viria a ser desmontado em 1992 após uma guerra civil que durou 16 anos.
“Nós não queremos em nenhum momento reimplantar o sistema monopartidário. O multipartidarismo tem valor e dignidade constitucional para a Frelimo. A democracia multipartidária é irreversível”, disse o propagandista-mor da Frelimo quando confrontado com os discursos apelativos de poder total, proferidos por membros do seu partido.
Candidatos à deputados serão conhecidos até dia 23 de Julho
Entretanto, falando sobre os preparativos do partido Frelimo para as eleições que se avizinham no país, Edson Macuácua disse que hoje partem da cidade de Maputo os chefes das brigadas centrais para as províncias, onde irão trabalhar nos comités provinciais, na fase final da eleição dos candidatos deste partido para as eleições legislativas. “Os candidatos definitivos serão conhecidos até o próximo dia 23 de Julho”, garantiu o porta-voz do partido Frelimo, falando em conferência de imprensa, ontem em Maputo, que foi convocada para dar informação sobre o processo de eleições internas da Frelimo.
(Borges Nhanmirre) – CANAL DE MOÇAMBIQUE – 01.07.2009