Os trabalhos iniciaram em Novembro do ano passado com a formação do pessoal que se encontra ali afecto neste momento. A produção efectiva vai arrancar nos finais do próximo mês, tendo como aposta a exportação.
Sexta-feira o Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, visitou o empreendimento, tendo ficado impressionado com o tipo de maquinaria que está a ser instalada, bem assim com o tipo de mão-de-obra, composta maioritariamente por mulheres jovens.
Actualmente estão empregados 260 trabalhadores, universo que poderá subir para 700, isto no período em que a fábrica estiver a funcionar em pleno.
“Fazemos votos para que as jovens que estão a ser treinadas assimilem bem as técnicas transmitidas, porque este tipo de empresa exige muita eficiência”, disse António Fernando.
Os produtos saídos daquela fábrica serão colocados nos mercados americano, europeu e sul-africano. Tal posiciona Moçambique numa vantagem relativamente a produtos oriundos da China e Índia.
“Temos condições para sermos competitivos e esperamos que assim seja”, destacou o governante.
Rahim Bangy, representante do grupo que está a investir na fábrica, afirmou que duas linhas estão completas, estando outras ainda em montagem. A maquinaria vem de Singapura, Japão e outros países.
"As máquinas que temos são de primeira qualidade, daí que acreditamos que teremos muita aceitação”, disse.
Relativamente à preferência pelas mulheres, Rahin Bangy disse que tal resulta da natureza do trabalho. Mas, mais do que isso, tal vai contribuir para a estabilidade familiar, na medida em que as mulheres irão contribuir financeiramente para as despesas de casa.