O povoado de Magogodo enfrenta todos anos fome aguda devido à falta de solos próprios para a prática da agricultura de subsistência, o que leva a população a recorrer a frutos silvestres para enganar o estômago. O administrador distrital de Mocuba, António Molde Gusse, disse que o seu Executivo já tinha decidido a retirada das populações para novas zonas de reafixação que têm disponíveis condições agro-ecológicas.
Face a recusa dos residentes de Magogodo, o governo distrital de Mocuba adoptou uma nova estratégia de introduzir na região culturas resistentes à seca, nomeadamente mapira e mexoeira.
O administrador de Mocuba afirmou que a região constitui uma grande preocupação do seu Governo, uma vez que a produção agrícola da população é bastante deficitária e incapaz devido à cíclica seca.
Falando sábado último na cidade de Mocuba, António Molde Gusse afirma que no ano passado os três mil habitantes de Magogodo passaram muitas carências alimentares, o que levou as populações a alimentarem-se de frutos silvestres.
Entretanto, a proposta do Governo distrital de Mocuba de transferir as populações para novas áreas de reafixação mereceu vários comentários. O director de Desenvolvimento das Zonas Áridas e Semi-Áridas no Instituto Nacional de Gestão de Calamidade, Hélder Tomo, disse que a transferência só pode ser efectivada quando esgotarem todas as possibilidades de terra não produzir algo. A fonte advoga que o distrito deve explorar todas as oportunidades, nomeadamente o tipo de culturas a introduzir, a tecnologia agrícola adequada e a época de cultivo.
De acordo com Hélder Tomo, mesmo a mapira e mexoeira que o Governo pretende dinamizar a sua produção pode falhar, daí que os aspectos anteriormente indicados são de extrema importância para minimizar o problema de como é que essas culturas podem assegurar rendimentos para a população.
“Não há terra que não produza nada no nosso país”, disse a fonte, para quem a transferência da população para outros locais é uma decisão extrema uma vez que as pessoas têm lá a sua vida e os seus antepassados foram sepultados na região.