A POLÍCIA sul-africana disparou ontem balas de borracha e gás lacrimogéneo contra um milhar de soldados que tentaram invadir o edifício-sede do governo na capital sul-africana em protesto contra baixos salários, noticiou a agência LUSA.
“Quando um grupo de manifestantes tentou saltar o muro da propriedade (os Union Buildings, sede do governo), a Polícia retaliou com a força necessária”, disse à Lusa, o porta-voz governamental Ndiyhuwo Mabava.
Quando os manifestantes, que envergavam roupas civis dispersaram, danificaram várias viaturas civis e incendiaram uma viatura militar que se encontrava estacionada nas imediações, prosseguiu a fonte, citada pela agência LUSA.
O pedido havia sido interposto na justiça pelo sindicato dos quadros da SANDF.
Ndiyhuwo Mabava acusou o sindicato de “irresponsabilidade ao sancionar a tentativa de invasão da sede do governo”, acrescentando que o governo vai forçar a organização sindical a suportar as indemnizações devidas pelos estragos causados.
“Quando apurarmos quem foram exactamente os soldados que tomaram parte nesta iniciativa iremos tomar medidas disciplinares sérias contra eles”, concluiu Mabava.