Depois de registar baixas o ano passado
Moçambique reafirma não dispor de açúcar para exportar para os Estados Unidos América, em virtude do preço naquele mercado ser menos atractivo, em comparação com o preço da União Europeia.
A Distribuidora Nacional de Açúcar (DNA) voltou a recuperar as vendas de açúcar no mercado interno, depois das pequenas descidas verificadas no último trimestre de ano passado, que foram agravadas no primeiro trimestre de 2009.
O facto, de acordo com o CEPAGRI – Centro de Promoção da Agricultura, reflecte o ciclo normal de procura e vendas domésticas. No segundo trimestre de
No período em análise, as vendas corresponderam a uma média mensal de 14.423 toneladas. O CEPAGRI refere igualmente que comparado com as vendas realizadas no mesmo período do ano passado, registou-se um aumento de apenas 1% das vendas. O incremento deve-se, entre outros factores, às compras antecipadas pelos comerciantes registadas no mês de Maio para fazer face ao aumento do preço de açúcar que se esperava e se concretizou no mês de Junho. Em compensação, a procura veio a reduzir no mês de Junho como consequência dos altos níveis de stocks das compras realizadas no mês anterior.
Leia em: http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=6211