Os Estados Unidos da América vão desembolsar 2 mil milhões de dólares na execução de vários projectos em Moçambique, ao longo dos próximos cinco anos, nos sectores da saúde, educação e agricultura, noticiou quinta-feira o jornal Diário de Moçambique.
Actualmente, os projectos financiados pela administração norte-americana em Moçambique ascendem anualmente a 350 milhões de dólares, dos quais 250 milhões são aplicados no sector da saúde.
A informação foi tornada pública quarta-feira pelo encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, Todd Chapman, ao falar a jornalistas na cidade da Beira, capital da província de Sofala.
"O dinheiro que mencionei visa tornar Moçambique numa nação mais próspera, democrática e saudável", sublinhou Chapman.
Além da saúde e educação, o encarregado de negócios acentuou que apoiar o sector da agricultura em Moçambique é outra prioridade para o governo norte-americano.
O primeiro projecto financiado pelo Estados Unidos em Moçambique remonta a 1984, e foi executado sob a égide da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
MOÇAMBIQUE HOJE – 28.08.2009
NOTA:
"O dinheiro que mencionei visa tornar Moçambique numa nação mais próspera, democrática e saudável", sublinhou Chapman.
Com os mesmos? Não acredito.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE