O PARTIDO Frelimo distancia-se das acusações feitas pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), segundo as quais seus militantes e simpatizantes na província de Gaza estariam a inviabilizar a visita de Daviz Simango àquele ponto do país.
Edson Macuácua, secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda e porta-voz da Frelimo, disse ao “Notícias” que as acusações do MDM são “gratuitas, desonestas, infundadas, movidas de má-fé e que visam distrair e confundir a opinião pública”.
O porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique, José de Sousa, foi quem deu a cara, atirando as pedras contra o partido governamental. Nas suas alegações, José de Sousa acusou membros e simpatizantes da Frelimo de terem incendiado a sede do seu partido na cidade de Xai-Xai e de terem usados meios do Estado para perturbar a visita do seu presidente e candidato às presidenciais de 28 de Outubro, Daviz Simango.
Edson Macuácua explicou que o MDM encontra aceitação apenas num ínfimo grupo de descontentes e dissidentes da Renamo, facto que conduz aquele partido ao desespero.
De acordo com o porta-voz da Frelimo, estas acusações são sentimento do MDM do fracasso que vai averbar nas próximas eleições gerais.
“O MDM ao se lançar no terreno político apurou a existência de uma distância abismal entre a sua força aparente e a sua força real, daí o recurso ao discurso de acusações para tentar justificar pública e antecipadamente a sua previsível derrota. É o recurso à velha táctica da Renamo de culpar a Frelimo pelos seus desaires e de se colocar na posição de vítima para atrair fraudulentamente alguma simpatia”, denunciou Edson Macuácua, vincando que a Frelimo é um partido da paz, que pugna por uma convivência democrática e harmoniosa.
Edson Macuácua afirmou que calmamente, a Frelimo está a preparar-se para o período eleitoral que se avizinha pretendendo fazer da corrida um momento de festa, de reforço da paz, da estabilidade e da cultura democrática.
Mais do que mobilizar os nossos membros para inviabilizar a actividade política dos outros partidos, mobilizamo-los para se empenharem nos preparativos da vitória esmagadora da Frelimo nas próximas eleições, salientou o porta-voz da Frelimo.