OS militantes do Partido Frelimo no distrito de Mabalane, província de Gaza, desmontrarou o quanto é fundamental estar unidos e empreender esforços para a solução de problemas locais, sem precisar de gastar muito dinheiro. Cumprindo aquilo que são as recomendações do presidente do partido, Amando Guebuza, na sua qualidade de Chefe do Estado, tem estado a deixar ao longo da sua presidência aberta, para que se encontrem soluções locais para problemas também locais, os militantes conseguiram construir uma nova sede do Comité Distrital do Partido Frelimo.
Numa obra já apelidada de modelo a nível da província de Gaza, os mais de sete mil militantes, conseguiram reunir material local e erguer a estrutura, que leva paus, estacas e cimento usado para reboco. O produto final foi um empreendimento com uma sala enorme para reuniões e compartimentos para escritórios, todo ele coberto de chapas de zinco.
Este projecto contou com o apoio de um grupo de militantes, chefiado por José Mandra, vice-ministro do Interior, que numa das visitas efectuadas àquele ponto do país, em Outubro do ano passado. Na altura, os militantes constataram que a infra-estrutura, tipo 2, não oferecia condições de trabalho, tendo colocado mãos à obra para a sua remodelação.
Para José Mandra, os militantes da Frelimo revelaram o grande sentido de união, esforço e iniciativas locais para a resolução de problemas. Para ele, os militantes nunca devem ficar à espera que as coisas aconteçam, devem ser eles próprios a fazer com que elas aconteçam.
“A obra deve servir de exemplo e modelo para muitos outros distritos que, aproveitando a capacidade intelectual dos seus militantes, devem ser capazes de fazer mais infra-estruturas para o bom funcionamento do partido. Aliás, a estrutura deve ser replicada para a construção dos comités nos postos administrativos e de zonas” – disse.
NOTA:
Cá continua a mistura partido/governo...
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE