Os que não devolvem os empréstimos
O ministro Aiuba Cuereneia anunciou que nos próximos tempos, o Governo vai deixar de canalizar fundos aos distritos, dado que, segundo ele, estes “devem passar a mover-se com os fundos desembolsados pelos mutuários”.
Segundo o ministro do Plano e Desenvolvimento, cada distrito recebeu 28 milhões de meticais, ou seja 7 milhões vezes 4 anos da implementação do projecto.
O Governo moçambicano, ameaça adoptar medidas legais contra os mutuários do Fundo de Investimentos de Iniciativas Locais (FIIL), vulgo sete milhões, que não os devolvem aos cofres do Estado.
O ministro da Planificação e Desenvolvimento (MPD), Aiuba Cuereneia, disse, ontem, aqui na cidade de Tete, sem avançar números, que “neste momento existem casos de pessoas que estão a enfrentar processos judiciais, por causa de não reembolsarem os 7 milhões”.
Oficialmente não se conhece um único número de processo do tipo a que se referiu o ministro.
Cuereneia foi, no entanto, adiantando que “o Governo vai adoptar medidas legais contra aqueles que não devolverem o dinheiro, bem como contra aqueles que não mostrarem interesse em fazê-lo”.
Actualmente, segundo o ministro Aiuba Cuereneia, cada distrito recebeu 28 milhões de meticais, ou seja sete milhões vezes 4 anos da implementação do projecto.
Leia em: http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=6220