NA PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO
No fecho da primeira quinzena de Agosto de
Em termos acumulados, a moeda nacional registou uma depreciação de 6,5% e 11,2% de depreciação anual, segundo o Banco de Moçambique (BM), fazendo alusão ao comportamento do Metical até dia 15 de Agosto corrente, relativamente ao USD.
Face ao Euro, a moeda moçambicana também não aguentou, tendo caído em cerca de 1,17%, enquanto que no concernente ao Rand, da vizinha África do Sul, o Metical registou uma apreciação de 2,64%, no período em análise.
Em termos acumulados, a queda da divisa moçambicana face ao Euro foi na ordem de 8% e 7,6%, em termos da depreciação anual, de acordo igualmente com o banco central moçambicano.
Já comparativamente ao Rand, a moeda nacional registou, em termos de variação acumulada, uma depreciação de 23,9%, mais 1,1% face à primeira quinzena do mês anterior, e em termos anuais registou uma apreciação de 8,8%, menos 12,9%, relativamente à primeira quinzena de Julho de 2009.
Entretanto, sobre o nível geral do custo de vida na cidade de Maputo, o BM refere que, na primeira quinzena do mês de Agosto de
(F. S.)
CORREIO DA MANHÃ – 27.08.2009