Álvaro Garnero, apresentador do programa "50 por 1" do canal brasileiro Record, esteve recentemente em Moçambique a filmar mais uma edição da segunda temporada do seu programa. A edição do “50 por 1” com Moçambique como tema foi difundida para todo mundo no último sábado, dia 29 de Agosto.
Conforme as imagens mostraram, a jornada de Garnero em Moçambique iniciou na Ilha de Rolas, onde, numa viagem de barco, ele conheceu um ladrão de cocos, o maior artrópode terrestre - em outra palavras, um caranguejo assustador.
De lá, o barco seguiu viagem para Pemba, onde o apresentador aprendeu a fazer e a beber Nipa, fortíssima bebida tradicional preparada com folhas de caju. Ainda em Pemba, o apresentador também conheceu e deu a conhecer a tradição do Mussiro, um creme branco feito com raiz de árvores que as mulheres usam como artifício de beleza e protector solar.
Depois de ter vivido estas experiências, a cara do "50 por 1" foi a ilha Matemo. Lá, entre várias coisas, aprendeu a secar peixe. O último local escalado por Álvaro Garnero foi a ilha de Ibo.
Comentando a sua experiência no nosso país, Garnero disse que "Moçambique impressiona pelas paisagens. Mas o que me encantou mesmo foram as pessoas".
O programa "50 por 1" é uma espécie de programa de descobertas. A equipa de produção, segundo conta, escala lugares criteriosamente escolhidos, dos mais diferentes, exclusivos aos mais exóticos.
Chegados a esses locais, eles exploram da forma mais absoluta possível as potencialidades culturais e paisagísticas do local dando a conhecer a sua beleza e mística ao mundo, como foi nesta última edição com Moçambique como tema.
"50 por 1" vai ao ar para todo o mundo nos sábados na Record à meia-noite. O mesmo é depois transmitido, exclusivamente para Moçambique, na Televisão Miramar, também aos sábado, mas pelas 14:00 horas.
MOÇAMBIQUE HOJE - 31.08.2009