Entre as medidas anunciadas ontem pela TRAC consta a abertura do máximo de pistas nas horas de ponta, onde duas, em cada direcção, serão destinadas só para o pagamento em dinheiro. Ainda nestas pistas e com a finalidade de reduzir o tempo de espera serão posicionados alguns cobradores da TRAC (designados PAPA FILA) a efectuar pré-cobranças das tarifas de portagem, como prova de pagamento, um cupão que o utilizador depois o entregará na cabina.
Dário Bettencourt apontou ainda que como forma de evitar congestionamento na Portagem de Maputo, a sua instituição pretende ver a curto prazo todos os utentes a usarem cartões, processo que economiza o tempo de espera nas pistas. Para dar forma à iniciativa a partir de hoje, a TRAC passa a alargar o horário dos serviços dos seus escritórios, por forma a permitir a emissão e o recarregamento dos cartões. Aberto agora aos sábados e domingos, a TRAC passa a praticar o preço de 200,00 Mt para o recarregamento das contas contra o valor mínimo anterior de 400,00 Mt.
Por seu turno, Fenias Mazive, gerente do departamento de Manutenção da TRAC, disse que dentro em breve a entidade vai desencadear uma série de obras de melhoramento da EN4, como é o caso do troço que vai do bairro de Malhampsene a Shoprite, que terá um novo asfalto. No que diz respeito ao troço compreendido entre a cidade da Matola e a de Maputo serão executados trabalhos de manutenção, o mesmo acontecendo com a via que dá acesso ao Porto de Maputo.
Para o que vai de Moamba a Malhampsene, Fenias Mazive apontou que serão levados a cabo trabalhos localizados de reabilitação, daí que para todos os casos chama a devida atenção dos automobilistas para terem maior prudência na condução, respeitando os limites de velocidade estabelecidos, bem como os sinaleiros que estarão em serviço.