Jacob Zuma desembarca quarta-feira (19) em Luanda à frente da maior delegação política e empresarial sul-africana numa visita a Angola, marcando o início de uma nova era nas relações bilaterais.
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, desembarca quarta-feira (19) em Luanda à frente da maior delegação política e empresarial sul-africana numa visita a Angola, marcando formalmente o início de uma nova era nas relações históricas entre os dois países, após o relacionamento "frio" entre Luanda e Pretória que caracterizou os anos de presidência de Thabo Mbeki, o ex-presidente sul-africano.
As divergências entre Mbeki e o presidente angolano José Eduardo dos Santos remontam aos anos setenta, quando Angola enfrentava uma guerra civil e o ANC lutava pelo fim do apartheid.
De acordo com o governo sul-africano, a delegação inclui mais de uma dezena de ministros e dezenas de empresários dos sectores público e privado.
Os sectores da construção civil, minas, indústria farmacêutica, automóvel e petroquímica estão particularmente interessados em participar no processo de reconstrução da economia angolana.
Os investidores sul-africanos participam nesta terça-feira, na capital angolana, de um encontro com empresários e dirigentes empresariais angolanos.
Pretória destaca, em vésperas da viagem de Zuma, que a guerra civil em Angola impediu que as relações entre os dois países "atingissem o nível desejado após o triunfo do Congresso Nacional Africano (ANC) nas eleições sul-africanas de 1994.
A recente eleição de Zuma, que sucedeu a Thabo Mbeki na presidência sul-africana, foi bem recebida pelos governantes angolanos, que vêem em Zuma uma maior afinidade com Angola, abrindo novas oportunidades de relançar a cooperação bilateral.
A visita de Zuma começou a ser preparada logo após ter sido eleito presidente, tendo enviado a ministra das Relações Exteriores a Luanda para definir o programa das conversações.
AFRICA21 – 18.08.2009