Por: Zacarias Abdula, em Lisbboa
Relembrar o Mestre Dr David Aloni Selemane. Caso estivesse entre nós, o saudoso Dr David Aloni faria ontem, 18 de Agosto, 69 anos. Faz um ano que lhe dei os parabéns, estando ele algures na Região Centro de Moçambique, próximo da data do 101º aniversário da Cidade da Beira. A conversa, tinha versado o princípio polémico da não recondução como candidato a autarquia da Beira, do Engº Daviz Simango, princípio que a Renamo tomava como seu candidato Manuel Pereira, que posteriormente pagou caro com menos de 3.500 votos, três meses depois. Será uma "afronta" aos habitantes de Chiveve!!!
Manuel Pereira não terá hipóteses, é um "zero à esquerda"!!!, afirmou, o Dr Aloni, com toda veemência e vivacidade. Tinha razão o meu Mestre e discípulo Dr. David Aloni!!!
Também TINHA RAZÃO, quando em 2002, escreveu para o seu livro publicado "CENTELHAS", na página 290, sobre a posição do Presidente MUGABE – ZIMBABWE versus SADC – perante a COMUNIDADE INTERNACIONAL!!!
Se estivesse entre nós, dar-lhe-ia os parabéns em NGONI/Nhungue, e a conversa versaria, de certeza, "AS FALCATRUAS DA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DOS CANDIDATOS EXCLUÍDOS ÀS 4ª ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE MOÇAMBIQUE, e a entrada primária a corrida Presidencial do jovem Engº Daviz Simango, que irá defrontar os "pesos-pesados", Generais da Reserva, Guebuza-actual PR que tenta Renovar o mandato – Dhlakama- o sempre candidato-(já pela 4ª vez), da organização que"lutou pela democracia multipartidária"!!
So long David!!!!
Reacção de Viriato Caetano Dias, em Portugal
Obrigado pela recepção do artigo e não só. Por se lembrar da data natalícia do Mestre Aloni e das peripécias em torno da Renamo vs MDM, que Deus pagará de si estes favores. Aprendi muito com este homem, cujas palavras continuam a caracterizar-me em toda a plenitude. As suas ideias continuarão a fazer escola. Uma semana antes da sua morte falamos longamente, estava eu em serviço em Nampula.
Nessa altura, vem-me à memória a promessa que lhe fiz de reeditar o seu livro "Centelhas", promessa essa que caiu no vazio, primeiro com o seu perecimento, depois por ter deixado a "capital do norte" Nampula.
Assim, quero compartilhar consigo, Dr. Zacarias e com o seu filho Miguel, aqui copiado, a seguinte frase do sábio Lafuente: "A satisfação de encontrar um só agradecimento compensa as amarguras de muitas ingratidões. Um dia este sonho será realizado. Descanse em Paz Mestre Aloni
O AUTARCA – 19.08.2009