Por: Zacarias Abdula, em Lisbboa
Reacção ao Artigo de Viriato Dias
Caro Viriato,
Obrigado pelo seu contributo em relação a biografia histórico-político de Moçambique. Caberá aos moçambicanos (se encontrarem coragem e razão suficientes) de entender qual a consciência de votar, e acabar com a abstenção.
Só o voto poderá dar a continuidade de continuarmos a ouvir, por muito tempo, apologias a "conquistadores" vulgo "libertadores da pátria", que não entendem que fizeram parte dum contexto político, em que saíram privilegiados, e querem toda "RIQUEZA" para quem combateu.
É altura dos moçambicanos, cortarem o cordão umbilical do passado – em que só predominam Antigos Combatentes, com alguém jovem, estrategicamente responsável, que se desligue das amarras do passado, glorioso e alegre – independência – triste e enfadonho – pós independência, devido a má gestão e péssima ideologia político-económico, que conduziu a parcial destruição da economia, e que está a custar muito sacrifício ao mesmo "povo" de sempre para reconstruí-la.
Faz um ano, e com muita saudade, numa semana conturbada na Cidade da Beira, em que o Mestre Dr David Aloni, disse, e passo a citar: "América já descobriu no Obama, filho de alguém, como eu, saiu de África para ganhar conhecimentos, e esse filho está desafiar o Mundo, querendo ser o premier da maior Potência Mundial. Julgo que pode ser eleito, pela sua frescura e jovialidade. Eu vejo que aqui na Beira, já (também) temos, o filho de alguém (referia-se "alguém" ao Rev. Urias Simango, último Vice-Presidente eleito em Congresso da Frelimo), jovem com muita potencialidade (Engº Daviz Simango), mas que está rodeado, como no Zambeze – de crocodilos – invejosos!!! Parece-me que os africanos não pertencem a este Mundo, mas, alguém já deu o pontapé de saída – o Morgan Tsvangirai do Zimbabwe".
Disse, a terminar, o Mestre Dr David Aloni. Acertou no vaticínio, e Obama passados 3 meses, venceu na América, e o "Guinness americano foi quebrado".
Infelizmente o Mestre Dr David Aloni não assistiu ao vivo na TV, a coroação desse "filho de alguém que saiu de África para ganhar conhecimentos" porque faleceu de morte súbita, faz 51 semanas – final de Agosto de 2008.
Será que o povo moçambicano, não quebrará também o seu "Guinness", "votando no seu jovem Obama do Chiveve", e mostrando que o mundo está recheado de exemplos iguais, que nem é só América!!!
Como dizia e muito bem o Mestre Dr David Aloni... "o segredo está no voto, e na boa vontade dum povo, acreditar num jovem promissor – sem inveja"!!!
Espero que o Meste Dr Aloni, Descanse verdadeiramente em Paz, porque parte das suas palavras já foram profecias!!! Acertará mais alguma vez!!!???_
O AUTARCA – 28.08.2009