OIT no Zimbabwe para investigar
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) iniciou ontem investigações sobre alegados casos de tortura de dirigentes do Congresso dos Sindicatos do Zimbabwe (ZCTU) e de outras violações dos direitos dos trabalhadores zimbabweanos nos últimos cinco anos. O presidente do ZCTU, Lovemore Matombo, é citado pelo jornal The Zimbabwean a dizer que “uma equipa de três advogados da OIT chegou a Harare para levar a cabo as investigações”.
A equipa vai entrevistar vítimas de actos de agressão perpetrados por agentes da polícia durante a vigência da ditadura de Mugabe. Diversos trabalhadores filiados no ZCTU, e alguns dos seus líderes ficaram com os membros superiores e inferiores partidos depois de terem sido espancados pela polícia do regime da ZANU-PF. Algumas das vítimas ficaram com os membros inutilizados. A maior parte dos actos de tortura ocorreram na famosa esquadra de Matapi.
As constatações da equipa de advogados serão incluídas num relatório a ser apresentado perante uma reunião da OIT que terá lugar em Genebra nos finais do corrente ano. (Redacção / The Zimbabwean)
CANALMOZ – 13.08.1939