Cinco feridos, dois dos quais menores, com idades compreendidas entre oito e doze anos, é o resultado de três acidentes ocorridos, ontem, Terça-feira, na sede do distrito de Murrupula, no decurso da campanha eleitoral do candidato da Frelimo, Armando Emílio Guebuza que, desde Segunda-feira, trabalha na província de Nampula.
As duas crianças caíram de duas viaturas quando, na companhia de outras tantas, eram transportadas para o local do comício, no bairro de Nxovola, enquanto três adultos contraíram ferimentos em consequência de uma colisão entre duas motorizadas que ostentavam panfletos da Frelimo e do seu candidato.
Até ao fim da manhã de ontem, os pacientes aguardavam, ainda, por qualquer intervenção médica, à exepção de uma criança, que João Muhico, enfermeiro afecto ao Centro de Saúde local, alega ter desaparecido do Banco de Socorros.
Todavia, apesar de se tratar de terra natal de Armando Guebuza, o ambiente politico em Murrupula não está agradar ao partido Frelimo, a avaliar pela fraca aderência dos potenciais eleitores ao comício popular. Alguns membros do gabinete provincial de eleições daquele partido acusam às autoridades políticas do distrito de falta capacidade de mobilização.
Não obstante, Guebuza voltou a reiteirar, na ocasião, a necessidade da população votar em si e no seu partido para, segundo suas afirmações, continuarem com o programa de luta contra a pobreza, que se traduzirá na consolidação da Unidade Nacional, criação de oportunidades de acesso ao ensino, disponibilização dos vulgo “sete milhões” aos governos distritais, combate à corrupção e ao burocratismo, intensificação da cooperação externa, entre outras importantes realizações.
WAMPHULA FAX – 30.09.2009
NOTA:
Pelas imagens que nos chegam, verificamos serem transportados em camiões de caixa aberta dezenas de pessoas em constante perigo de acidente e de vida. Só em Moçambique a Polícia, por um lado faz campanhas para o uso do cinto de segurança, e por outro, fecha os olhos a esta barbárie. Até quando?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE