Tema de congresso a realizar no Brasil
Os países de língua portuguesa vão criar uma rede electrónica para troca de experiências sobre a gestão de zonas costeiras, informou um responsável pelo processo. Marcus Polette, investigador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na região sul do Brasil, disse que a rede terá um portal na Internet com o objectivo de “promover o intercâmbio e a capacitação profissional”.
“O intuito da rede é ser referência na investigação e na discussão mais ampliada de temas relacionados à gestão de zonas costeiras”, salientou o investigador.
A criação da rede será um dos temas do 5.º Congresso de Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa (CZCPP), que decorrerá esta semana, na Univali, no Estado de Santa Catarina.
O encontro reunirá cerca de 200 técnicos, gestores e investigadores de todos os países de língua portuguesa, com ausência apenas de Timor-Leste, avançou Polette.
“Será uma troca de experiência em temas referentes às mudanças climáticas, urbanização, turismo, desenvolvimento sustentável e legislação em zonas costeiras”, afirmou o responsável.
Trata-se da segunda edição do evento no Brasil, depois da primeira realizada no Recife, na região Nordeste do país, em 2005. Promovido a cada dois anos, o congresso já foi realizado também em Portugal e Moçambique.