O TRIBUNAL Constitucional (TC) gabonês iniciou ontem em Libreville a recontagem de votos em todas as assembleias montadas durante as eleições presidenciais de 30 de Agosto, no quadro do recurso de anulação do escrutínio apresentado pela oposição, noticiou a France Press (AFP).
Os principais candidatos da oposição, o antigo ministro do Interior, André Mba Obame, classificado oficialmente (em segundo lugar) com 25,88 por cento, e o histórico opositor, Pierre Mamboundou (terceiro), com 25,22 por cento, que haviam reivindicado a vitória, esperam que esta nova contagem conduza o TC a anular a eleição de Ali Bongo (41,73 por cento), filho do presidente Omar Bongo, falecido em Junho passado.
“O início da recontagem dos sufrágios está prevista para terça-feira (ontem), a partir das 14.00 locais, afirmou no final de semana à AFP o porta-voz do opositor histórico, Pierre Mamboundou, classificado em terceiro lugar.
Segundo os resultados oficiais divulgados em 3 de Setembro e validados pelo Tribunal Constitucional, Ali Bongo, filho do defunto presidente Omar Bongo, foi eleito com 41,73 por cento dos sufrágios, perante o antigo ministro do Interior, André Mba Obame (25,88 por cento), e Pierre Mamboundou (25,22 por cento).
A contestação foi marcada por incidentes em Libreville, tumultos e pilhagens em Port-Gentil, capital económica e bastião da oposição.