No âmbito de restauração da fauna bravia
O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) conta, desde o dia 21 de Setembro corrente, com mais 54 búfalos.
Trata-se de herbívoros de grande porte translocados da África do Sul, no âmbito de restauração da fauna bravia que ficou drasticamente reduzida, na sequência da acção predatória do último conflito armado.
Os 54 animais, entre adultos e crias, de um lote de cem búfalos a introduzir no ecossistema da “Grande Gorongosa” até Outubro próximo, é uma doação do Kruger National Park anunciada há dois anos por seu então director, Dr. Bandadile Mkihze. O beneficiário arcou apenas as despesas de captura e transporte.
Os mamíferos chegaram em três camiões com reboques e a respectiva descarga foi no boma, no interior do Santuário de Fauna Bravia do PNG, para se recuperarem do stress e da desidratação em consequência de 2 dias de viagem.
O Santuário de Fauna Bravia de proximamente 36 km de perímetro, vedado com uma rede electrificada, protege os animais reintroduzidos dos seus predadores naturais e dos caçadores furtivos que continuam ainda muito activos no Parque.
A missão decorreu com sucesso. Segundo Dr. Carlos Lopes Pereira, “o êxito deveu-se ao trabalho de equipa, grande capacidade de organização e coordenação entre o pessoal directa e indirectamente envolvido na operação, bem como da cooperação das autoridades aduaneiras da fronteira de Giriyondo e do Parque Nacional do Limpopo na pessoa do respectivo administrador, Baldeu Chande.”. Apesar das péssimas condições de trânsito na região de Giriyondo apenas há a lamentar a perda de um vitelo que morreu esmagado pelos outros animais durante a viagem.
Informação do PNG