Investidos USD 150 milhões em Manica e Sofala
A empresa canadiana Odeveza deverá investir mais de 150 milhões de dólares norte-americanos, entre 2009 e 2014, nas províncias de Manica e Sofala, num empreendimento de produção de biocombustíveis a partir de jatrofa, segundo o
director técnico da companhia, Fernando Azevedo.
Esta indicação foi feita em Maputo à margem da cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação que estabelece e formaliza uma parceria entre aquela companhia e o Instituto Agrário de Chimoio (IAC), localizado na província central de Manica.
Azevedo disse que com aquele montante pretende-se levar a cabo a produção intensiva de jatrofa para efeitos de extracção de biodiesel, numa área calculada em mais de 70 mil hectares, identificada nos distritos de Báruè e Gondola, na província de Manica, e Búzi, em Sofala.
Com aquele valor espera-se que estejam criadas condições em termos de matéria-prima para a instalação, em Dondo, província de Sofala, de uma fábrica de biodiesel que deverá abastecer, maioritariamente, o mercado moçambicano e ser exportado para a América e Europa.
O protocolo assinado entre a Odeveza e o IAC estabelece as bases para a cooperação técnica e científica no sentido de se desenvolver um trabalho de pesquisa que deverá culminar com a selecção e clonagem de sementes de jatrofa, de modo a obter-se variedades adaptadas ao solo e clima de Moçambique, podendo assim melhorar o vigor vegetativo, a resistência às pragas e doenças, produtividade e rentabilidade.
(J. Ubisse)
CORREIO DA MANHÃ – 22.09.2009