Será rezada missa de 7º Dia, em memória do meu pai Tito Xavier, 2ª feira às 17 horas na capela dos Salesianos do Estoril (dentro da escola).
Agradecia que fossem passando a mensagem.
Obrigada Tita e Nanã
A propósito deste infausto acontecimento, recebi esta mensagem que transcrevo:
Faleceu o Coronel TITO LÍVIO XAVIER
De:JVerdasca
ACABO DE RECEBER DO AMIGO GIL (Macua de Moçambique - http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/ ) a infausta notícia do passamento do velho amigo, admitido junto comigo - e em 1955 - na Academia Militar de Lisboa, onde só permaneceu durante meio ano letivo. Oriundo do Colégio Militar, Tito Lívio logo foi promovido a aspirante, tendo feito carreira na antiga Porto Amélia (hoje Pemba) capital do Distrito moçambicano de Cabo Delgado, onde se situa o Planalto dos Makondes e a povoação de Chae ou Chai, a primeira a ser atacada pela guerrilha da Frelimo, na noite de 25 de Setembro de 1964, data hoje considerada DIA das Forças Armadas Moçambicanas.
Tito Lívio era e foi um homem singular; pragmático, desinibido, polivalente, tornou-se útil - mesmo indispensável - junto aos governadores do Distrito de Cabo Delgado, onde exerceu várias funções, como comandante da polícia, oficial de inteligência e, mais tarde, de ligação às F.A. Sul Africanas, alcançando grande prestígio e preponderância durante o difícil periodo anterior à guerrilha que durante cerca de dez anos assolou o território de
Foi nesse ambiente que alguns de nós sofremos e combatemos, e Tito Lívio - também ele nascido de vários sangues e cruzamentos - viveu parte de uma vida dedicada mais aos africanos que aos europeus, pois era um homem do Mundo, de que tinha uma visão própria, singular, muito especial. Na minha próxima viagem a Lisboa, já não degustaremos juntos aquele arroz de caranguejo que uma família vinda de Moçambique confecciona, ali à Travessa da Glória, na Baixa Alfacinha. Repousa em Paz, meu bom amigo.
Do Portugalclub:
No site www.aloportugalclub.org em anexo a esta matéria postamos foto de 4 amigos: Fernando Gil em 1º plano, Verdasca ao centro, e a sua sua esquerda de camisa azul escura o agora falecido Coronel TITO LÍVIO XAVIER e o Cor. Pessoa de Amorim à minha frente.