A opinião de: Isaura Macedo Pinto
Foram muitos os anos que trabalhei com o Presidente Joaquim Chissano. E depois destes anos todos, tudo o que aprendi, todas as lições/aulas/formação que tive durante aquele período, até hoje em dia são actuais. Não é segredo nenhum para quem me conhece de perto a grande admiração, consideração e carinho por aquele que considero um segundo pai.
Hoje em dia, quando olho para trás consigo ver tantas coisas que ele previa e que parecia incrível que alguma vez fosse acontecer, que isso ainda faz redobrar todos os atributos anteriormente mencionados.
Mas mesmo assim, nunca me deixa de surpreender, esse meu "Chefe", como entre nós, antigos colegas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, carinhosamente o chamamos até hoje. Não por alguma coisa que ele faça, porque acho que isso já me deixou de surpreender, pois eu tenho a certeza e conheço minimamente as capacidades daquele grande homem. O que me surpreende é o carinho constante que até hoje em dia continua a granjear entre a Comunidade Internacional.
Durante a cerimónia da celebração do seu 70º Aniversário, o Dr. Jieng, médico e amigo do Presidente Chissano, informou que o Presidente Chissano foi convidado a ser Presidente Honorário da Associação da Comunidade Chinesa em Moçambique, assim como Presidente Honorário da Associação da Comunidade Chinesa do Pacífico, cujo mote de ambas as Associações é a reunificação pacífica da China. Portanto, mais uma vez de uma forma diplomática e "bem chinesa", é convidado a usar todos os seus "dotes pacifistas" junto à China para que a reunificação chinesa seja pacífica conforme pedido de todos os emigrantes chineses de quase todo o mundo. Pela informação do Dr. Jieng, toda a China sabia que o Presidente Chissano estava a celebrar o seu 70º Aniversário e por isso lhe enviaram as respectivas prendas simbólicas mas de alto valor significativo.
Presidente Chissano, que continue sempre a nos surpreender com estas boas notícias, para que o nome do nosso Moçambique continue cada vez mais encima, ajudando-nos a sentir orgulho deste nosso país. Parabéns e bem-haja!
VERTICAL – 27.10.2009
NOTA:
Embora um pouco atrasado, aproveito esta boleia para desejar ao colega que mais se destacou da nossa turma do então Liceu Salazar muitos anos de vida. Sei que ainda te lembras do KANIMAMBO do João Maria Tudela.
Para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=NkS0G9S3vTw
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE