Moçambique na “fase final” da sua apreciação
Moçambique está na “fase final” da apreciação do Acordo Ortográfico que, em breve, deverá ser submetido à análise do Conselho de Ministros, disse o vice-ministro moçambicano da Educação e Cultura, Luís Covane.
“Estamos na última fase de constatação, junto com instituições relevantes
para, de seguida, levar ao Conselho de Ministros. Estamos interessados em
ratificar o Acordo Ortográfico”, disse Luís Covane, que, no entanto, não se comprometeu com qualquer data.
O governante lembrou que as autoridades moçambicanas realizaram vários seminários com linguistas, universidades e entidades relevantes, para ver as vantagens da decisão governamental de aderir ao Acordo Ortográfico.
“Vimos que estaremos em condições para efectivar o acordo”, por isso “estamos a trabalhar para o mais rapidamente possível levar ao Conselho de Ministros”, até porque “o documento já está pronto”, disse Luís Covane.
Dos oito países de língua portuguesa, o acordo só ainda não foi ratificado por Angola e Moçambique, depois de a Guiné-Bissau ter ratificado segunda-feira o documento.
Angola está a “trabalhar”
Por seu turno, o vice-ministro da Educação de Angola, Pinda Simão, disse que uma equipa multidisciplinar está a trabalhar sobre o dossier que levará à ratificação do Acordo Ortográfico, mas sem avançar uma data provável para a ratificação.
O vice-ministro angolano adiantou que foram já realizados dois encontros, em
2008 e este ano, com o objectivo de se chegar a um consenso, que posteriormente será entregue ao Governo.
“O país está a organizar-se quanto a essa questão. Não há ainda um relatório
final sobre a situação, mas os trabalhos decorrem, para que depois sejam apresentadas propostas ao Governo para a sua aprovação na Assembleia Nacional”, frisou.
Para tratar do assunto, foi constituída uma equipa multidisciplinar que integra os ministérios da Educação, Cultura, Relações Exteriores e instituições do ensino superior.
Pinda Simão não avançou nenhuma data em concreto para a conclusão do processo, que culminará com a ratificação do Acordo Ortográfico por Angola.
Entretanto, a partir de meados de 2010 Angola vai assumir a presidência rotativa da CPLP por dois anos, depois de Portugal.
CORREIO DA MANHÃ – 26.11.2009