Chimoio
...outro escapa com intervenção policial
Pelo menos dois indivíduos que se presumem sejam larápios, que pela calada da noite atormentavam a população em Chimoio, foram linchados por populares residentes naquela região, quando foram encontrados a violarem o acesso a uma residência.
Segundo o chefe do sector das relações públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, Pedro Manuel Jemusse, trata-se de Pedro José Zumo de 30 anos de idade, Domingos Manuel de 18 anos de idade, ambos naturais e residentes em Chimoio, concretamente no bairro Vila Nova. Estes foram espancados, tendo um deles perdido a vida no local onde ocorreu o acto. O outro foi encaminhado ao Hospital Provincial do Chimoio.
Com este caso de linchamento, registado no final de semana, Jemusse afirma que trata-se do quinto caso já registado pela corporação, mas avança que esforços estão a ser feitos, de modo a difundir mensagens apelativas, de modo a que a população deixe de praticar este tipo de actos, pois que, afirmou, para além de estarmos a fazer justiça pelas próprias mãos, estamos a semear luto em famílias e em pessoas inocentes nestes casos.
Criminalidade
Entretanto no ultimo fim-de-semana, a policia registou um assalto a mão armada a um estabelecimento comercial nesta urbe. Segundo o chefe das relações públicas do comando provincial da PRM em Manica, Pedro Jemusse, o acto aconteceu por volta da 18 h, na zona do prédio do Grémio, quando três criminosos balearam dois cidadãos, um de nacionalidade libanesa e outro moçambicano, quando estes tentavam reagir contra os mesmos, e não lhes darem as chaves do cofre da loja que estavam a assaltar.
A fonte policial não avançou a identidade do estabelecimento comercial, nem a dos dois baleados, mas tudo indica tratar-se do proprietário e do respectivo empregado, ambos baleados na altura em que se encontravam a fechar as contas do dia. Foram baleados e evacuados rapidamente para o hospital provincial do Chimoio, devido à pronta intervenção dos agentes da lei e ordem disse a fonte policial.
Os criminosos estão ainda a monte.
A PRM diz que decorrem acções visando neutralizar os meliantes. A afirmação é do chefe das Relações Públicas no Comando Provincial da PRM, Pedro Jemusse.
Ainda no tocante a registos policiais, no último fim-de-semana, a corporação registou três outros casos criminais, sendo os assaltos a residências os mais destacados.
(José Jeco) – CANALMOZ – 25.11.2009