Obras de remodelação iniciam-se próximo ano
O Ministério da Saúde (MISAU) não dispõe de fundos para reabilitar o único hospital distrital da Ilha de Moçambique que actualmente trata mais de 14.889 ilhéus. Mas em contrapartida já está a trabalhar junto do Conselho Municipal local no sentido de transformar o mesmo em hotel a partir de 2010. Contactada pelo Canalmoz a directora distrital de Saúde, Lúcia Manuel, confirmou o facto e disse que já se identificou um outro local para se erguer um novo hospital, de raiz, na zona do continente, ou seja, na zona do Lumbo antes da ponte que dá acesso à Ilha de Moçambique.
Segundo Lúcia Manuel, a ideia de construção de um hospital de raiz no continente surge depois da auscultação feita à comunidade local, há sensivelmente dois meses.
Num outro desenvolvimento, o presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Alfredo Artur Matata, afirmou que o município e o Governo, através do MISAU, chegaram a esse entendimento como forma de evitar desperdiçar dinheiro com uma infra-estrutura em ruínas.
“Ao invés de desperdiçar dinheiro com reabilitações, o Governo prefere fazer das infra-estruturas um local de atracção turística para a Ilha de Moçambique”, disse Matata referindo-se ao velho hospital.
Acrescentou ainda que o hospital distrital reúne todas as condições necessárias para ser transformado em hotel de luxo na Ilha de Moçambique.
Instado pelo Canalmoz a pronunciar-se sobre os prováveis interessados no projecto de reconversão do velho hospital num hotel, Matata diz que uma parte será o Governo e a outra de investidores que oportunamente serão anunciados. (Conceição Vitorino)
CANALMOZ – 30.12.2009
NOTA:
Será que ainda um dia estarei como hóspede dentro daquelas paredes que me viram nascer e onde dormi pela primeira vez na minha vida? Será?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE