LUÍS VILLALOBOS
General Hélder Vieira Dias "Kopelipa"també
O chefe da casa militar do Presidente angolano, general Hélder Vieira Dias "Kopelipa", é o maior accionista da Movicel, operadora móvel de Angola, detendo desde Julho deste ano 40 por cento do capital através da Portmill.
A notícia, avançada na última edição do semanário angolano Novo Jornal, explica assim, de forma indirecta, quem é o novo parceiro do BES em Angola. É que foi precisamente a Portmill Investimentos e Telecomunicaçõ
Após esta operação, o BES fica com 51,9 por cento do capital do BESA, uma vez que já contava com outros parceiros angolanos, destacando-se o grupo Geni, ligado a Isabel dos Santos, com vinte por cento. O BESA, gerido por Álvaro Sobrinho, está em processo de expansão - quer chegar aos 50 balcões até final de 2010.
Este é um novo passo de "Kopelipa" junto da banca portuguesa, já que é accionista do Banco BIG através da World Wide Capital (WWC). Tendo também como sócio Álvaro Torre, gestor que dá a cara pelo projecto angolano de comunicação social Medianova, a WWC entrou no capital do BIG há cerca de dois anos. Em
Ao todo, o BIG conta com cerca de 140 accionistas, mas a WWC e Manuel Vicente encontram-se no grupo dos 14 maiores investidores. A WWC é, por sua vez, accionista maioritária, com 74 por cento, da empresa Colinas do Douro (ex-Superfície Vertical Investimentos Imobiliários)
Conforme escreveu o PÚBLICO em Julho de 2008, "Kopelipa" comprou cerca de
"Kopelipa", além de chefe da casa militar de José Eduardo dos Santos, é responsável pelos serviços de informação angolanos e controla o Gabinete de Reconstrução Nacional, um dos organismos mais importantes deste país. Por isso, é considerado como um dos homens mais influentes junto do Presidente angolano.
PÚBLICO – 16.12.2009