No quadro da solicitação feita pela construtora chinesa, a Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC), estima-se que venham a ser necessários entre 40 e 50 milhões de dólares, valor de incremento ao investimento inicial de todo o projecto.
As obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional do Maputo compreendem a construção de um novo terminal internacional de passageiros e a respectiva plataforma de estacionamento de aeronaves, a ampliação do já existente e sua transformação para atendimento de viajantes domésticos, a edificação de uma torre de controlo e de um pavilhão VIP Presidencial e respectivos acessos, entre outras intervenções.
Com relação ao terminal internacional de passageiros, decorrem neste momento os trabalhos de colocação do isolamento térmico das paredes, enquanto que na plataforma de estacionamento das aeronaves está em curso a instalação da respectiva base de mistura de sarrisca de cimento. Por seu turno, no pavilhão VIP Presidencial o empreiteiro está a proceder aos acabamentos internos e à instalação da respectiva estrutura metálica.
No entanto, tal como foi dado a conhecer ao Chefe do Estado moçambicano, as obras de todo o projecto registam um ligeiro atraso em relação àquilo que estava programado devido, fundamentalmente, à chegada tardia de alguns materiais, nomeadamente da estrutura metálica. Esforços estão a ser envidados para a superação da demora verificada acreditando-se, por isso, no cumprimento dos prazos previamente estabelecidos, ou seja a conclusão do empreendimento em Junho de 2010.
Fora das acções agora em curso, existem outras adicionais, as quais compreendem a aquisição de uma Rádio Ajuda à Navegação do tipo VOR, uma viatura de combate aos incêndios, através de fundos próprios da empresa Aeroportos de Moçambique. Equaciona-se também a possibilidade de se mexer o terminal doméstico actualmente existente, facto dependente das negociações para o seu financiamento, conforme explicou o Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula.
O que se pretende com as obras agora em curso é dotar o Aeroporto Internacional do Maputo com uma capacidade de atender 900.000 passageiros por ano e na hora do pico 1300 viajantes por hora, conforme foi explicado na ocasião.