Efectivamente, a transitabilidade nas artérias da capital provincial de Sofala está bastante complicada devido à existência de buracos, facto que se agravou com as recentes chuvas que também produziram grandes poças de água, principalmente nas estradas de terra batida.
Sabe-se que naquela urbe estão a ser desenvolvidos trabalhos referentes a vários projectos, entre os quais se destacam o de saneamento, abastecimento de água e melhoramento de tecnologias ligadas à electricidade e telecomunicações que em muitos casos obrigam a cortes nas estradas.
A reabilitação das vias, segundo a edilidade, segue-se um programa elaborado que além da conclusão da Avenida 24 de Julho, também contempla a antiga rua 33, no bairro da Manga, Base N’tchinga, entre outras.
Questionado sobre o assunto, o edil local, Daviz Simango, assegurou que os cerca de 500 mil dólares americanos que estão a ser investidos na reconstrução do prolongamento daquela importante via são provenientes da própria edilidade.
As obras de reconstrução dos três quilómetros estão a ser executadas pelos trabalhadores do Conselho Municipal e deverão estar concluídas até Janeiro próximo.
Paralelamente a este trabalho, soubemos que o Executivo de Simango está a efectuar o tapamento de buracos nas principais rodovias asfaltadas, enquanto se espera para uma fase posterior para reabilitação das estradas de terra batida.
- António Janeiro