Na terça-feira 22 de Dezembro, cerca das 14 horas, um tubarão tigre entrou até a baía da Ponta do Ouro e atacou um jovem turista sul africano que na altura nadava na companhia de amigos. Wayne e James, dois trabalhadores de resorts na àrea, foram os primeiros verem e socorrerem o jovem que saia da àgua a cambalear e a sangrar gravemente.
Os dois, imediatamente, socorreram o jovem que havia sido mordido num dos ombros e na mão mas que precisava de tratamento médico pois devido ao choque perda de sangue, desmaiou. O jovem foi reanimado por um paramédico, Daryl que trabalha em outro resout da zona, que após estancar o sangramento enfaixou o braço mas o jovem precisava ser tratado com urgência num hospital.
Graças a ajuda de outro turista, Colin, que por uma feliz coincidência havia trazido o seu helicóptero para a Ponta do Ouro, a vítima foi transportada para o Hospital de Manguzi, no Kwazulu Natal a cerca de 20km do local, e posteriormente transferido para o Hospital de Empangeni onde se encontra bem e a restabelecer-se.
Após o ataque alguns turistas furiosos com o tubarão tentaram caça-lo com as suas canas de pesca, e por algumas vezes tiveram-no nos seus anzóis mas o predador sempre conseguiu escapar, curioso é que o tubarão tigre ainda permaneceu nas redondezas da baía durante todo o dia.
Segundo a opinião de dois responsáveis marítimos na Ponta do Ouro, Miguel e António, este último capitão do porto, este incidente só aconteceu devido a negligência de pescadores da zona que deixam restos de pescado depois de limpo perto dos seus barcos na baía da Ponta do Ouro o que atrai os tubarões famintos. Segundo os dois responsáveis caso esta prática não cesse mais acidentes similares poderão acontecer pois mais tubarões serão atraídos para a baía.
@VERDADE – 27.12.2009