O MINISTÉRIO da Ciência e Tecnologia procedeu quarta-feira, em Maputo, à premiação dos estudantes vencedores do Equamat - concurso de Matemática via internet - e das Olimpíadas de Informática realizados no ano passado, com o objectivo de estimular o interesse dos alunos da 8ª à 10ª classe, ou equivalente, pelas ciências exactas e capacitá-los no uso das tecnologias de informação e comunicação.
Francisco Joshua Júnior, estudante da Escola Secundária Josina Machel, em Maputo, foi o vencedor das Olimpíadas de Informática. O segundo e terceiro lugares ficaram com os estudantes Hélder Paulo Júnior (Escola Secundária Estrela Vermelha) e Ivan Manuel (Willow International School), respectivamente.
A dupla de estudantes da Escola Portuguesa composta por Vânia Marisa e Cristiana Ribeiro foi a primeira classificada do concurso de Matemática (Equamat), enquanto as duplas Surik Nicols/Baldino Chimbitane (Colégio Kitabu) e Elias André/Edson Nunes (Escola Comercial de Maputo) ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posições.
A directora nacional-adjunta de Infra-Estruturas e Sistemas de Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carla Moiane, disse na ocasião que na edição do Equamat de 2009 participaram 27 escolas e 292 estudantes de diferentes províncias. "O nosso desejo é superar esses números nas próximas edições", referiu.
Por seu turno, Salvador Adriano, Presidente do Conselho de Administração da mcel - principal patrocinadora do evento - referiu que a intervenção da sua empresa tem em vista estimular os estudantes a usarem tecnologias de informação e comunicação ainda na escola para que possam futuramente integrar-se na sociedade de maneira mais fácil e assim contribuírem para o desenvolvimento do país.